skip to Main Content

Aprenda a prevenir a Condromalácia/Condropatia

Sabe aquele estalo no joelho que te incomoda? Geralmente, o joelho direito ou esquerdo começa a inchar e você não sabe o por quê? Há dias em que o joelho começa a doer e a incomodar. Subir escadas parece uma atividade penosa, corridas e exercícios de impacto nem pensar. Você pode ter Condromalácia/Condropatia Patelar.  Engana-se quem pensa que essa enfermidade atinge apenas idosos. Pesquisas apontam que são queixas frequentes nos consultórios  entre brasileiros com mais e 20 anos e menos de 40.

Há várias origens para esse estalo. Pode ser só o atrito entre a cartilagem e os ossos que é bem comum, mas atenção se esse barulho for frequente ou vier acompanhado de inchaço ou dores é a hora de analisar se é hora de consultar um especialista em joelho. Afinal de contas, é preciso ter cuidado com a sua saúde.

Entre os vários motivos para estalos constantes, está a Condromalácia  ou Condropatia de Patela. Ela pode variar entre os graus 1 a 4, sendo o inicial o mais leve e as vezes imperceptível pelo paciente. O grau final pode até mesmo impossibilitar geralmente é totalmente aliviada com medidas simples ou fisioterapia.  É essencial manter o condicionamento adequado dos músculos ao redor do joelho, em particular o quadríceps (músculo anterior da coxa) e os isquiotibiais (músculos posteriores da coxa).

Os exercícios de extensão de perna ajudam a fortalecer e alongar o quadríceps (músculo anterior da coxa).

6 formas de evitar o agravamento da Condromalácia ou Condropatia

  • Usar sapatos adequados às suas atividades
  • Aquecimento completo antes da atividade física
  • Fazer exercícios de alongamento e flexibilidade para os músculos anteriores e posteriores da coxa em sua rotina de aquecimento e alongamento após atividade física.
  • Aumentar gradualmente o treinamento
  • Reduzir qualquer atividade que tenha prejudicado seus joelhos no passado
  • Manter o peso corporal adequado diminui o estresse sobre os joelho.

This Post Has 0 Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top