skip to Main Content

9 causas para artrose de joelho

artrose no joelho é uma doença que pode afetar até 45% das pessoas em algum momento da vida.  O termo artrose significa que a cartilagem normal está desgastada, após isso ocorrer essa ‘falta’ ou ‘pouca’ cartilagem podem aparecer dores. Conforme a dor vai progredindo, a pessoa pode até ter um pouco da sua locomoção prejudicada.

Apesar de não existir cura para reverter um quadro de artrose de joelho, é possível tratar para o controle da dor e conseguir ter qualidade de vida. Leia mais sobre a doença.

Ninguém sabe a causa exata de como ocorre esse desgaste, mas há fatores que interferem e aumentam as chances do problema em seu joelho evoluir para um quadro de artrose.

Confira os fatores de risco que podem influenciar:

1.Idade avançada

A probabilidade de desenvolver artrose no joelho aumenta com a idade. Com o tempo, a cartilagem dos joelhos torna-se mais fraca e menos flexível, tornando-se mais propensa a desgastes e danos. De fato, pesquisas sugerem que 19% das pessoas com mais de 45 anos e 37% das pessoas com mais de 60 anos têm artrose no joelho que pode ser vista em um raio-x (embora nem todos tenham sintomas).

2.Obesidade

Os joelhos são articulações que suportam peso, e uma pessoa obesa tem duas vezes mais chances de desenvolver artrose do joelho do que alguém que não é. Além disso, a obesidade está associada à inflamação sistêmica (em todo o corpo) de baixo grau, que pode contribuir para o desenvolvimento da Artrose. (Obesidade é definida como um IMC ≥ 30.)

3.Trauma comum

Um osso quebrado, ferimentos graves ou cirurgia podem causar danos à articulação do joelho que eventualmente levam à artrose do joelho. Os sintomas podem não aparecer até muitos anos após a lesão. A artrose se desenvolve como resultado de uma lesão prévia é chamada de artrose pós-traumática.

4.História da família

Semelhante à altura e cor do cabelo, a probabilidade de uma pessoa desenvolver artrose do joelho é influenciada pela genética. Uma mulher cuja mãe tem artrose do joelho é mais propensa a desenvolver a doença do que outra mulher cuja mãe não tenha. Embora a extensão exata dos fatores genéticos não seja conhecida, estima-se que entre 40% e 65% dos casos de artrose no joelho podem ser influenciados pela genética.

5.Doença ou defeito congênito

Episódios de gota ou artrite séptica, bem como distúrbios metabólicos, alinhamento ósseo deficiente e condições congênitas podem aumentar o risco de desenvolver artrose do joelho.

6.Estresse nas articulações e lesão crônica

Pessoas cujas atividades regulares ou empregos exigem passar muito tempo em pé; fazendo levantamento pesado em pé; de cócoras; ou rastejando (por exemplo, instalando tapetes) pode experimentar “mini-traumas” em suas articulações do joelho. Com o tempo, os mini-traumas podem levar ao desenvolvimento de artrose. Atletas que participam de esportes de alto impacto, como basquete ou tênis, também podem ser mais propensos a desenvolver artrose do joelho.

7.Falta de exercício

Embora muito estresse na articulação do joelho possa causar artrose, a falta de exercícios também pode ser prejudicial à cartilagem. A cartilagem articular do joelho deve ser exposta ao estresse moderado para estimular a saúde e o reparo da cartilagem. A articulação do joelho contém um fluido, chamado líquido sinovial. Este lÍquido é cheio de nutrientes como ácido hialurônico, entre outros. O líquido sinovial deve circular por toda a cápsula articular do joelho. O movimento facilita a circulação do fluido articular em toda a articulação do joelho, contribuindo para a lubrificação da cartilagem.

8.Tônus muscular fraco

Quando os músculos posteriores da coxa(isquiotibiais), anteriores da coxa (quadríceps) e panturrilha são fracos, mais estresse é colocado na cartilagem do joelho e no osso subjacente. Esse estresse pode levar à artrose do joelho.

9.Sexo feminino

Estudos estimam que as mulheres são cerca de 40% mais propensas que os homens a desenvolver artrose no joelho.

  • Trauma (fratura)
  • Aumento do estresse, por exemplo, uso excessivo, excesso de peso, etc.
  • Infecção
  • Distúrbios do tecido conjuntivo
  • Estilo de vida inativo, por exemplo, obesidade, pois o peso adicional aumenta a força das articulações, o que pode levar à artrose durante um período de tempo
  • Inflamação, por exemplo, artrite reumatoide.

Confira os tratamento disponíveis

This Post Has 0 Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top