skip to Main Content

O osso do fêmur ou da coxa é o osso mais longo e mais forte do corpo, conectando o quadril ao joelho. Uma fratura do fêmur é uma ruptura no fêmur. O fêmur distal é a parte inferior do osso da coxa e sua extremidade inferior é coberta por uma cartilagem articular lisa e escorregadia que protege e amortece o osso durante o movimento. A fratura do fêmur distal também pode envolver a superfície cartilaginosa do joelho e resultar em artrose.

Tipos de fratura de fêmur distal | Dr. Denys Aragão
Figura: Alguns tipos de fratura de fêmur distal

O fêmur distal é parte do osso do fêmur que se conecta com a tíbia proximal para formar o joelho. Uma fratura distal do fêmur (parte superior da articulação do joelho) é uma ruptura no osso da coxa que ocorre logo acima da articulação do joelho.

Fratura de Fêmur Distal | Dr. Denys Aragão

As fraturas do fêmur podem ser causadas por lesões de alta energia, como uma queda de altura ou um acidente de automóvel. Pacientes com osteoporose, tumor ósseo ou infecções ou histórico de substituição do joelho são mais propensos a fraturas do fêmur. Nos idosos, mesmo uma simples queda de uma posição em pé pode resultar em uma fratura, pois os ossos tendem a se tornar fracos e frágeis com o avanço da idade.

Sintomas

Sintomas - Fratura de Fêmur Distal | Dr. Denys AragãoDor repentina e intensa, juntamente com inchaço e hematomas, são os sintomas predominantes da fratura do fêmur. O local é sensível ao toque e pode existir uma deformidade física visível ou encurtamento da perna.

O diagnóstico de fratura de fêmur é baseado no histórico médico do paciente, incluindo histórico de lesões anteriores, exame físico completo e estudos de imagem. O médico avaliará o tecido mole ao redor da articulação para identificar quaisquer sinais de lesão nos nervos ou vasos sanguíneos.

Vários raios-X e outros estudos de imagem, como tomografia computadorizada e ressonância magnética, podem ser utilizados para identificar a localização e a gravidade da fratura.

O tratamento da fratura é baseado na gravidade, na condição médica e no estilo de vida do paciente.

Rx e Tomografia de uma fratura de fêmur distal
Figura: Rx e Tomografia de uma fratura de fêmur distal.

Você já sabe qual o problema que afeta os seus joelhos.
Agora, precisa de uma alternativa, seja ela tratamento ou cirurgia.

Clique abaixo em uma das opções:

Conheça outros tipos de lesões que podem ocorrer nos joelhos:

Área para Atletas

Entretanto, se você é um atleta profissional ou precisa de um acompanhamento mais próximo, também tenho a expertise necessária para fazermos um bom trabalho juntos.

Envie sua mensagem

Fale conosco

Gostaria de tirar dúvidas ou deixa sua opinião? O Dr. Denys ficará contente com o seu contato!

Consultas:
Entre em contato através do Telefone ou WhatsApp. Caso preferir, preencha o formulário que respondemos o mais breve possível!

    Back To Top