skip to Main Content

O joelho é uma articulação complexa que consiste em ossos, cartilagens, ligamentos e tendões que facilitam os movimentos articulares. A superfície articular é coberta por uma superfície articular lisa que permite o movimento livre de dor na articulação. Essa superfície pode se desgastar por vários motivos; muitas vezes a causa definida não é conhecida.

Quando a cartilagem articular desgasta as pontas dos ossos, esfregam-se umas nas outras e causam dor. Esta condição é referida como artrose ou artrite “desgaste”, como ocorre com o envelhecimento e excesso de uso.

A artrose e outros problemas, como microfraturas no joelho, podem levar a lesões na medula óssea (popularmente conhecida como tutano do osso). As lesões da medula óssea (LMO) são locais de inflamação crônica logo abaixo da superfície óssea e são acompanhadas de edema e coleção fluida. As LMO estão associadas a defeito no osso abaixo da cartilagem, fraturas por insuficiência e fraturas por estresse.

A subcondrastia é um procedimento minimamente invasivo que é realizado para reparar lesões crônicas da medula óssea, preenchendo-as com um material substituto ósseo (MSO). Esse material substituto ósseo artificial é uma pasta de fostato de cálcio que é aplicada no defeito dentro do osso. Após a aplicação a pasta é lentamente reabsorvida e substituída por osso saudável, reparando o defeito ósseo.

Subcondroplastia Dr. Denys Aragão
As imagens acima mostram o defeito no osso (em vermelho) e o preenchimento com a pasta de fosfato de cálcio (em branco).

A subcondroplastia pode ser realizada isoladamente ou com outros procedimentos por vídeo como reparo de cartilagem ou menisco.

Indicações e contra-indicações:

Pacientes diagnosticados com lesões na medula óssea como fonte primária de dor no joelho podem se beneficiar de um procedimento de subcondroplastia.

Tratamentos conservadores para lesões da medula óssea incluem analgésicos, muletas, joelheiras e fisioterapia. No entanto, lesões crônicas que não cicatrizam com tratamentos de terapia de primeira linha podem exigir uma cirurgia de substituição total do joelho. A subcondroplastia é um tratamento alternativo minimamente invasivo para lesões crônicas da medula óssea.

A subcondroplastia é, no entanto, contraindicada em pacientes com IMC (índice de massa corporal) maior que 40 ou com desalinhamento grave da articulação do joelho.

Subcondroplastia | Sintomas | Dr. Denys Aragão

Sintomas

Os sintomas das lesões da medula óssea incluem os seguintes:

  • Dor no joelho de longa duração.
  • Rigidez da articulação do joelho.
  • Desconforto para ficar pé ou andando.
  • Destruição de cartilagem mais rápida.

Diagnóstico

O diagnóstico das lesões da medula óssea é baseado na queixa de dor, no exame clínico e confirmado por métodos de imagem. As LMO são visíveis em uma ressonância magnética, mas não em um raio X. Estudos avançados de imagem, como ressonância magnética ponderada em T2 com saturação de gordura, podem ser recomendados para avaliar o edema da medula óssea.

Procedimento cirúrgico

O procedimento de subcondroplastia é realizado sob fluoroscopia (Rx transoperatório) para direcionar com precisão o local da lesão. A fluoroscopia fornece ao cirurgião imagens radiográficas intraoperatórias em tempo real da área cirúrgica para guiar o cirurgião.

O procedimento é geralmente realizado sob anestesia raqui ou peridural.

Um referencial semicircular é colocado em relação à tíbia ou ao osso da canela do paciente. Isso permite que o cirurgião tenha como alvo a localização das lesões de várias trajetórias. Um pino é inserido na pele até o osso sob imagem fluoroscópica usando o quadro.

Uma broca canulada é então usada para avançar o pino até a profundidade desejada no osso.

O quadro é então removido deixando apenas o pino.

Uma cânula é colocada sobre o pino e é inserida no osso até que seja firmemente colocada.

Uma seringa de entrega preenchida com o substituto ósseo é anexada à parte de trás da cânula e injetada no osso.

A cânula é então removida.

Finalmente, a colocação adequada do substituto ósseo é confirmada usando a imagem fluoroscópica e as incisões são fechadas.

Como é feito a subcondroplastia

As imagens acima mostram como é feito a subcondroplastia (aplicação da pasta de fostato de cálcio no defeito dentro do osso).

Cuidados pós-operatórios

 

Após a cirurgia, você sentirá alguma dor e desconforto na área operada por 1-2 dias. Será prescrito analgésico para ajudar a aliviar a dor e fazer com que você se sinta confortável.

Você será instruído a aderir estritamente às seguintes diretrizes pós-operatórias para uma recuperação mais rápida:

Mantenha a área da incisão limpa e seca.

Use muletas por 1-2 semanas após a cirurgia para reduzir o peso na perna operada.

Inicie a fisioterapia para recuperar a força e a mobilidade do joelho.

Ligue para o seu médico se tiver febre maior que 38,5 graus, vermelhidão, inchaço ou dor intolerável.

Vantagens

A subcondroplastia é um procedimento minimamente invasivo, com as seguintes vantagens:

  • Os pacientes costumam ir para casa no mesmo dia.
  • Recuperação rápida e retorno rápido às atividades normais.
  • O procedimento não impede outras opções de tratamento no futuro.

Conheça outros tipos de lesões que podem ocorrer nos joelhos:

Área para Atletas

Entretanto, se você é um atleta profissional ou precisa de um acompanhamento mais próximo, também tenho a expertise necessária para fazermos um bom trabalho juntos.

Envie sua mensagem

Fale conosco

Gostaria de tirar dúvidas ou deixa sua opinião? O Dr. Denys ficará contente com o seu contato!

Consultas:
Entre em contato através do Telefone ou WhatsApp. Caso preferir, preencha o formulário que respondemos o mais breve possível!

    Back To Top