Dr. Denys participa de curso de inovação médica na Polônia
O especialista em joelho que atua em Brasília, Denys Aragão foi convidado a participar entre os dias 29 e 30 de agosto do curso sobre “ O uso da membrana Chondro-Gide para tratamento de cartilagem e roturas de menisco”.
O curso foi ministrado na cidade de Poznan na Polônia pelos professores Dr. Thomas Piontek e Justus Gille, experts no tema.
O que é a Membrana Chondro-Gide?
Chondro-Gide® é a melhor matriz de colágeno natural para a regeneração de cartilagem e menisco. Esta matriz fácil de manusear pode ser usada para tratar defeitos da cartilagem e lesões de menisco com vários métodos cirúrgicos. Chondro-Gide® consiste em colágeno natural. A estrutura exclusiva dupla face da matriz é fabricada em um processo patenteado.
Técnicas cirúrgicas que utilizam a Chondro-Gide®
- AMIC® (condrogênese autóloga induzida por matriz) é uma técnica de um único passo, com uma boa relação custo/benefício e eficaz para o tratamento de defeitos traumáticos da cartilagem. Chondro-Gide® oferece um ambiente protetor para a diferenciação celular e a formação de nova cartilagem.
- Meniscus Wrapping – Técnica promovida pelo Dr. Thomas Piontek, para proporcionar a regeneração do menisco com o invólucro da membrana Chondro-Gide e aplicação de células tronco.
Benefícios clínicos do Chondro-Gide®
- Estudos científicos comprovam a eficiência do Chondro-Gide® como a melhor matriz de colágeno na regeneração da cartilagem e menisco
- Chondro-Gide® possui uma elevada resistência à tração e excelentes propriedades de manuseio
- Chondro-Gide® promove a condrogênese das células-tronco mesenquimais na técnica AMIC®
Como é aplicado a Biomembrana?
Para o tratamento das lesões de cartilagem, primeiro, o defeito é exposto e o tecido degenerado saliente é removido. A cartilagem danificada é removida até atingir o osso abaixo dela. Perfurações (microfraturas) de 3 a 4 mm de profundidade são realizadas na superfície do osso no local da lesão. Estas perfurações atingem uma área no osso, onde estão concentradas algumas células tronco.
O objetivo das perfurações é trazer células tronco para o local da lesão da cartilagem. Em seguida o defeito na cartilagem é medido com um gabarito de alumínio e a membrana é moldada, suturada e colada com cola de fibrina para cobrir o defeito da cartilagem e garantir que as células tronco fiquem aderidas na membrana e assim se transformar em uma cartilagem similar a cartilagem original.
Para o tratamento das lesões de menisco, a membrana é utilizada para envolver o local da rotura e então é fixada acima e abaixo do menisco. A membrana é fixada por vídeo (artroscopia) e células tronco são aspiradas do interior do osso e em seguida colocadas no interior da membrana para regenerar o menisco.
Após debatermos vários casos, os médicos foram até o laboratório, colocar em prática as novas técnicas.
This Post Has 0 Comments